Introdução
Que ótima notícia! Depois de uma busca incessante por uma nova vaga você foi selecionado (a) para uma entrevista de emprego! Que maravilha! Mas como é que você vai impressionar o entrevistador com as suas capacidades e conhecimentos condizentes com a vaga em questão sem se fazer passar por arrogante? Antes de mais nada, você não quer impressionar o seu entrevistador. Você quer, pode e deve se conectar com ele (a) dizendo sempre a verdade! Nada mais, nada menos.
Entendo perfeitamente que esse pode ser um momento bem desafiador. Afinal de contas, já passei por esses momentos. E quem nunca? Além disso, esse é um daqueles eventos na sua vida profissional em que você vai querer se destacar face a um número muitas vezes nada desprezível de candidatos que aplicaram para a mesma vaga.
Entretanto, existem formas de convencer os gestores de que você é um candidato adequado. O método S.T.A.R. de entrevista pode ser uma ferramenta útil para explicar como você se portou diante de tantos desafios que você encontrou ao longo da sua carreira e como você resolveu esses mesmos desafios. Dessa maneira o seu entrevistador terá uma boa noção de como você “funciona” no ambiente de trabalho cada dia mais desafiador.
Além disso, o método de entrevista S.T.A.R. é uma ferramenta poderosa para demonstrar ao entrevistador que você possui as competências necessárias para o cargo e consegue demonstrar os resultados para o apoiar. Utilizar exemplos precisos e tangíveis das suas competências ao responder a perguntas de entrevista é uma estratégia conhecida como o método de entrevista S.T.A.R. Esta abordagem permite a você responder eficazmente a quaisquer perguntas de entrevista de maneira muito simples e objetiva.
S.T.A.R. é um acrônimo que se traduz em: SITUAÇÃO, TAREFA, AÇÃO E RESULTADO. Essencialmente, a técnica S.T.A.R. dá a você uma oportunidade de mostrar ao seu possível empregador, de forma muito clara, como você resolve problemas. Afinal de contas as empresas nos contratam para resolver desafios, conflitos e problemas, certo?
O Método S.T.A.R. para Entrevistas de Emprego
O método S.T.A.R. é uma técnica para responder a perguntas de entrevista comportamental que lhe permite fornecer exemplos específicos e detalhados das suas experiências passadas. Com essa técnica corretamente aplicada você estará à frente da concorrência. Você acaba explicando muito bem como você funciona no ambiente de trabalho, e como benefício adicional, acaba criando empatia com a profissional que está te entrevistando.
O que cada elemento significa e como aplicar:
– SITUAÇÃO: Descreva o contexto ou a situação em que se encontrava. É aqui que define o cenário e explica as circunstâncias. Qual era o problema e/ou desafio que você estava enfrentando?
– TAREFA: Explique em detalhes o que exatamente quais eram as suas atribuições e o que VOCÊ fez para resolver o desafio. É aqui que você mostra as suas responsabilidades, objetivos e habilidades, como por exemplo liderança, capacidade organizacional e poder de persuasão.
– AÇÃO: Detalhe as ações que tomou para completar a tarefa ou alcançar o objetivo. É aqui que você explica as medidas específicas que tomou. Seja bem específico no que VOCÊ fez.
– RESULTADO: Explique o resultado das suas ações. É aqui que você descreve o impacto dos seus esforços e os resultados que alcançou. Lembre-se, o RESULTADO tem que ser mensurável!
Eis um exemplo de como utilizar o método S.T.A.R para responder a uma pergunta comum de entrevista:
Pergunta: Descreva uma situação em que você teve que lidar com um colega de trabalho de temperamento difícil.
Responda usando o método S.T.A.R.:
SITUAÇÃO: No meu emprego anterior, trabalhei numa equipe com um colega que era difícil de trabalhar. Temperamento mercurial, ora estava bem, ora estava de cara fechada. E isso me deixava muito preocupado, pois ele era um bom profissional.
TAREFA: A minha tarefa era encontrar uma forma de trabalhar eficazmente com este colega, apesar do seu temperamento inconstante.
AÇÃO: Comecei por tentar compreender melhor quem era esse colega de trabalho e o que estava causando o seu comportamento. Em um primeiro momento, tive uma conversa com ele para ouvir a sua perspectiva e compreender melhor as suas preocupações e motivações. Com base nessa conversa ajustei o meu próprio comportamento e estilo de comunicação para melhor trabalhar com ele. Por exemplo, fiz questão de ser mais claro e específico nos meus e-mails e dei a ele feedbacks regulares para que ele se sentisse bem e não ficasse tanto na defensiva. Queria também que ele se sentisse importante dentro da organização e que poderia confiar em mim.
RESULTADO: Ao tomar estas ações, consegui melhorar a nossa relação de trabalho, nossa comunicação e pudemos trabalhar em conjunto de forma mais eficaz. Em pouco tempo fomos capazes de contribuir para a equipe e trabalhar para atingir os nossos objetivos sem grandes conflitos. Em questão de 6 meses a produtividade da nossa equipe aumentou em aproximadamente 30%.
Que tal? Viu como esse método é simples e eficiente? O primeiro passo agora é você começar a escrever as suas histórias de sucesso. Aposto que você possui várias histórias e que o seu entrevistador gostaria muito de ouvir. Essas histórias, além de fazer com que você venda bem o seu peixe, vão facilitar a vida de quem está te entrevistando! Pois então, mãos à obra.
O exemplo acima era sobre pessoas, mas poderia ser sobre capacidade de negociação, liderança, iniciativa, etc. Se não se lembrar das tuas histórias, dê uma olhadinha no seu Currículo. Cada bullet point pode ser uma história de sucesso!
Para finalizar, lembre-se dessa frase: O Universo não é feito de átomos, o Universo é feito de histórias.