Análise S.W.O.T. pessoal

Introdução

O que é exatamente uma análise SWOT pessoal?  SWOT significa Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats (Pontos Fortes, Pontos Fracos, Oportunidades e Ameaças). A Análise SWOT surgiu pela primeira vez nos anos 70 como uma ferramenta de planeamento para avaliar um empreendimento empresarial ou um empreendimento profissional. Ela continua a ser aplicada na sua forma original hoje em dia para ajudar as empresas a estreitar o seu foco, monitorizar o seu desenvolvimento, e formar estrategicamente as suas escolhas.

Uma Análise SWOT pessoal é uma atividade de desenvolvimento benéfica que o pode ajudar a identificar e avaliar os seus próprios objetivos pessoais, por isso é mais do que uma ferramenta de negócios. Após uma simples adaptação do modelo original, você poderá realizar uma análise SWOT sobre si próprio e também poderá utilizar os resultados em seu benefício.

Vantagens da Análise SWOT pessoal

Em primeiro lugar, a estrutura simples que ela proporciona para a sua autoavaliação é a maior vantagem de realizar a sua própria análise SWOT. Pelo menos ocasionalmente, as pessoas poderão refletir sobre os seus pontos fortes ou os obstáculos ao seu desenvolvimento pessoal. A reflexão abstrata, no entanto, não nos ajuda a trazer a mudança. Portanto, o componente principal da análise SWOT inclui ação.

Em segundo lugar, a análise SWOT analisa tanto os fatores favoráveis como os desfavoráveis. Você não terá uma ideia clara do que tem de ser mudado ou melhorado se se concentrar apenas nos aspectos positivos. No entanto, se você se concentrar apenas nos seus perigos e fraquezas, poderá desanimar e ficar sobrecarregado antes de finalizar o seu plano de ação.

Em terceiro lugar, as qualidades e variáveis internas que afetam as suas oportunidades são a principal ênfase da análise SWOT. Quando comparado com as influências externas, terá sempre muito mais controle sobre as internas.

Como conduzir uma Análise SWOT pessoal?

  1. Faça uma lista dos seus PONTOS FORTES

A criação de uma lista dos seus pontos fortes é o primeiro passo. Saber isto lhe dará mais confiança durante as entrevistas ou quando prosseguir uma promoção no trabalho. Também se lembrará mais facilmente das coisas porque já as escreveu. Ao completar esta secção, considere as seguintes questões.

– Quais são as suas credenciais profissionais ou certificações que o distinguem dos demais?

– A organização pode se beneficiar dos seus conhecimentos em algumas áreas?

– Que iniciativas ou campanhas terminou com êxito?

– Que outros talentos o distinguem da concorrência? Exemplos incluem coisas como liderança e ética de trabalho.

– Quais são outras qualidades que as pessoas admiram em você?

  • Faça uma lista dos seus PONTOS FRACOS

Encontre os seus defeitos no segundo passo. SWOT é uma ferramenta que as pessoas utilizam para se avaliarem e melhorarem a si próprias, como indiquei anteriormente. O melhor método para reforçar as insuficiências é reconhecê-las.

Isto torna mais fácil, por exemplo, quando tiver que responder a esse tipo de pergunta quando forem levantadas durante uma entrevista de emprego ou uma avaliação de desempenho. Ao preencher esse campo, faça a si próprio estas perguntas.

– Envolve-se com relativa frequência em contratempos na empresa? Por exemplo, chegar atrasado muitas vezes, pouca habilidade em se comunicar com os colegas, entrega de trabalhos às vezes após o prazo determinado, etc.

– Quais outras qualidades pode reforçar para trabalhar de forma mais eficaz?

– Quais inabilidades as pessoas percebem em você? Mesmo que você não se pense nisso como uma falha.

  • Fique de olho nas OPORTUNIDADES

As oportunidades podem assumir muitas formas diferentes. Essas mesmas oportunidades podem por vezes passar por você de forma disfarçada, sem que você as perceba. Sendo assim, fica aqui alguns pontos para se levar em consideração e análise.

– Existem alguns desenvolvimentos ou mudanças notáveis no seu setor dos quais possa se beneficiar?

– Desenvolveu alguma nova tendência no sector ou na tecnologia que você possa utilizar no futuro?

– A sua empresa divulgou um novo emprego que corresponda ao seu conjunto de competências? E que possa fazer sentido profissional para você?

– Existe algum projeto novo na sua empresa ao qual você possa se juntar para avançar na sua carreira?

– Você pode obter uma vantagem competitiva através da aprendizagem de novas competências? Por exemplo, ter bons conhecimentos de uma língua estrangeira?

  • Quais são as AMEAÇAS?

Ao realizar uma análise SWOT pessoal, é importante considerar-se como um negócio ou um produto e comparar-se com outros. Isto torna simples para se reconhecer ameaças. Então, como se reconhecem as ameaças?

– Atualmente você está desempenhando uma função menos relevante que um dos seus pares? Você e o seu colega de trabalho estão competindo pela mesma promoção?

– A sua carreira está em perigo devido à ascensão de novas tecnologias ou ao declínio de tecnologias desatualizadas? Porque não tiveram tempo para compreender a mais nova tecnologia, os trabalhos de engenheiros de software tornam-se frequentemente obsoletos.

– A sua personalidade e/ou temperamento o impedem de progredir na sua carreira?

– Que bloqueios se interpõem no seu caminho para alcançar os seus objetivos? Talvez na sua vida pessoal ou profissional. Reflita sobre isso.

Conclusão

Os seus pontos fortes e fracos, assim como as possibilidades e perigos que enfrenta, podem todos ser analisados usando uma matriz SWOT. Isto lhe permitirá concentrar-se nos seus talentos, minimizar as suas limitações, e aproveitar ao máximo as possibilidades que lhe são apresentadas.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *